Clima Organizacional como Factor de Gestão Escolar
Clima Organizacional
como Factor de Gestão Escolar: Caso da Escola Primaria Completa de Terrene
RESUMO
A gestão escolar vem apresentando uma grande importância no âmbito
mundial, tornando-se cada vez mais evidente a necessidade de que as
instituições adoptem uma gestão democrática e participativa para que haja o
desenvolvimento pleno do ensino e da educação como um todo. A responsabilidade
da gestão escolar é a de responder pela gestão administrativa, gestão
pedagógica, gestão de recursos financeiros e gestão de pessoas. No entanto, este
projecto de pesquisa aborda “o clina organizacional como factor de gestão
escolar na EPC de Terrene”. Assim, tem-se dado menção de que as instituições
possuem suas necessidades, porém seus colaboradores também; para uma conciliação
dos interesses de ambos ou a nível interno um Clima Organizacional favorável
poderá contribuir para tais finalidades. É importante para toda empresa ter
funcionários que trabalhem em harmonia para que esta colha resultados
positivos, portanto, os departamentos ou os actores que constituem a
organização precisam trabalhar unidos para que a instituição consiga obter
sucesso. Logo, necessita que aqueles que trabalham em cada sector tenham um
relacionamento interpessoal estável e o Clima Organizacional pode contribuir
para resultados eficazes. O Clima Organizacional trata-se do ambiente interno
de uma empresa, incluindo subordinados, supervisores e direcção. O
relacionamento entre as pessoas do trabalho deve ser saudável para que a empresa
também esteja com saúde, pois, este assunto está ligado directamente com a
satisfação do trabalhador e seus resultados na corporação
ENQUADRAMENTO TEÓRICO
Clima Organizacional
Partindo dos depoimentos de LIBÂNEO (2004:99) apoiando-se em
CHIAVENATO (1983) defende que “a escola pode ser considerada uma organização na
medida em que ela se constitui como unidade social de agrupamentos humanos
intencionalmente construídos e reconstruídos”. Este autor adopta o sentido
amplo de organização, ou seja, “unidade social que reúne pessoas que interagem
entre si e que opera por meio de estruturas e processos organizativos próprios”
(LIBÂNEO, 2004:100)
O clima organizacional representa a personalidade de cada
instituição escolar, manifestada nos conceitos e sentimentos que funcionários,
professores e demais membros da comunidade escolar partilham e sentem a
respeito da organização escolar, liderada pelo gestor, sendo que estes afectam
de maneira positiva ou negativa sua satisfação e motivação para o trabalho.
De acordo com LUCK (2010, p. 65),
“O clima organizacional corresponde a um humor, estado
de espírito colectivo, satisfação de expressão variável segundo as
circunstâncias e conjunturas do momento, em vista do que seu carácter pode ser
sobremodo temporário e eventual, dependendo da resolução das condições que
criam essas características daí a ser também cognominado de atmosfera”.
Essa atmosfera é construída e vivenciada por todos que fazem
parte do quotidiano e do ambiente escolar. É constituída a partir das relações
interpessoais e até mesmo por factores externos relacionados ao ambiente físico
da escola, como reformas estruturais, por exemplo.
·
É possível identificar dois tipos de clima
dentro das escolas: o clima fechado, onde os membros do ambiente de trabalho
não são considerados nem consultados,
representando-se, assim, como rígido, autocrático e constrangedor; e o clima
aberto, no qual é percebido um ambiente com indivíduos motivados, com o trabalho
reconhecido, uma vez que há a participação desses indivíduos em todos os níveis
do trabalho e das decisões.
Deve sempre ser lembrado que “o objectivo da escola é o
ensino e a aprendizagem dos alunos; a organização, a gestão, as condições
físicas e materiais são meios para se atingir este objectivo” (LIBÂNEO, 2004,
p. 11) Sendo então definida a escola como uma organização, passamos as
principais definições sobre clima organizacional. De acordo com BRUNET(1992): “O
clima de uma organização reporta-se a uma série de características relativamente
permanentes”, que:
- Diferenciam uma dada organização, podendo
considerar-se que cada escola é susceptível de possuir uma personalidade
própria, um clima específico;
- Resultem dos comportamentos e das políticas dos
membros da organização, especialmente da direção, uma vez que o clima é causado
pelas variáveis físicas (estrutura) e humanas (processo);
- São percebidas por membros da organização;
- Servem de referência para se interpretar uma
situação, pois os indivíduos respondem às solicitações do meio de acordo com a
percepção do clima;
- Funcionam como campo de força destinado a
dirigir as actividades, na medida em que o clima determina os comportamentos
organizacionais.
Dessa forma, gestores, para que possam ser considerados
competentes, é necessário que se debrucem sobre questões referentes ao clima e
a cultura escolar e sobre condições que criam e suas manifestações que
expressam um conjunto de respostas tácitas, atitudinais e comportamentais
aprendidas colectivamente no enfrentamento de desafios. Assim, (...) É condição
para que os fundamentos, directrizes, princípios e objectivos sejam
adequadamente formulados, construídos e interpretados à luz da realidade em que
serão aplicados e sejam devidamente traduzidos para os atores, assim como esses
atores, colectivamente organizados, compreendam os desafios próprios de
organização de seu ambiente para tal implementação. (LUCK, 2010)
De maneira geral, clima e cultura organizacional não são
termos sinónimos, mas complementares e que estão intrinsecamente ligados: É importante
reconhecer que os conceitos de clima e de cultura organizacional estão
intimamente interligados, de tal modo que não apenas se reconhece que um faz
parte do outro como também se sobrepõem e se confundem em muitos aspectos,
conforme se observa na realidade. (Idem, p. 53)
Dessa forma, é imprescindível que o gestor tenha a
capacidade de conhecer e compreender como realmente se apresenta o clima e a
cultura organizacional no seu âmbito escolar de modo a traçar seus objectivos e
suas acções visando à melhoria do trabalho escolar como um todo. Portanto, o
gestor não deve se esconder das dificuldades ou culpá-las pelo fracasso
escolar, ao contrário, ele deve assumir um papel de liderança e auxiliar que a
comunidade escolar caminhe em direcção ao sucesso do processo de
ensino-aprendizagem: Os gestores escolares, considerando-se as expressões
ideais de sua actuação, ao assumirem as responsabilidades de seu cargo, passam
a ter como inerentes a ele a responsabilidade de liderar a formação de clima e
cultura escolar compatível com concepções elevadas da Educação e políticas
educacionais, de modo que se promova ambiente escolar estimulante e adequado
para a formação consistente e
aprendizagem significativa de seus alunos.
De acordo com TAGIURI e LITWIN (citado por COELHO, 2004, p.
170) o clima organizacional pode ser definido como uma qualidade relativamente
permanente do ambiente interno da organização que:
-
É percebido pelos seus membros;
-
Influencia seu comportamento;
- Pode ser descrito em termos de valores de um
conjunto de características (ou atributos) da organização”.
Segundo SOUZA (1978), “Clima Organizacional é um fenómeno
resultante da interacção entre preceitos/normas, tecnologia e carácter/afectos.
Esta autora estabelece uma relação entre seus preceitos e o modelo de
McClelland. Assim, “o motivo do poder indica valorização dos preceitos; o
motivo de realização enfatiza a tecnologia; e o motivo de afiliação dá destaque
ao carácter”.
Não obstante, o mesmo autor ressalta que “como cada um dos
elementos culturais é formado por diversos componentes, são inúmeras as
combinações possíveis entre eles, criando-se climas de maior ou menor rigidez,
realização ou emocionalidade”. Dentre os três elementos culturais, “o carácter
é o mais crítico, por ser o menos lógico, menos racional, menos volitivo e mais
impulsivo” e seu manejo é feito com ferramentas técnicas da ciência do
comportamento. Consoante estes pronunciamentos aqui referir que, esse Clima
Organizacional está relacionado com moral e satisfação daquilo que os membros
têm por necessidades, podendo ser: saudável ou doentio, quente ou frio,
negativo ou positivo, satisfatório ou insatisfatório. Está sujeito ao estado em
que cada membro se sente em relação à empresa. Neste sentido, o Clima
Organizacional vai reflectir a qualidade ou propriedade do ambiente da empresa.
Ela é percebida ou experimentada pelos colaboradores da empresa e influencia
seus comportamentos.
Portanto, a Cultura Organizacional está presente durante a
existência da organização ou durante parte dela, porém, o Clima Organização
está em constante mudança. As organizações podem passar por fases de
dificuldades no mercado, momentos de crises que o país atravessa, adopçãode
novas tecnologias que eliminam funcionários, a contenção nas políticas de salários
e benefícios, a acrescente exigência dos empregados são factores que podem
modificar o clima da organização e afectar seus resultados.
Gestão
O termo gestão relaciona-se com administração, ou seja,
administrar uma organização conduzindo-a para a concretização de objectivos.
Segundo MAXIMIANO (2007), “administrar é um trabalho em que as pessoas buscam
realizar seus objectivos próprios ou de terceiros com a finalidade de alcançar
as metas traçadas”. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do
ato de administrar e que são as mais necessárias. Ainda de acordo com MAXIMIANO
(2007), “o panejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle são
consideradas decisões e funções, sem as quais o ato de administrar estaria
incompleto”.
A administração é uma das formas de gestão, pois define
metas e quais recursos serão necessários para alcançá-las envolvendo e
organizando os colaboradores para o alcance destas metas, além de a realização
das actividades corrigindo-as quando necessário.
Conforme DAFT (2010),
“Administração é o atingimento das metas organizacionais de
modo eficiente e eficaz por meio do panejamento, organização, liderança e
controle dos recursos organizacionais. Gestão é o ato de gerir, ou seja,
realizar acções que conduzam à realização dos objectivos e metas propostas. O
termo gestão deriva do latim gestione
e significa gerir, gerência, administração. Administrar é planejar, organizar,
dirigir e controlar recursos, visando atingir determinado objectivo. Gerir é
fazer as coisas acontecerem e conduzir a organização para seus objectivos”.
Portanto, gestão é o ato de conduzir para a obtenção dos
resultados desejados. (OLIVEIRA; PEREZ JR.; SILVA, 2002, p. 136) Administração
e gestão não são sinónimos, porém são processos complementares pois processos
de gestão bem-sucedidos estão intimamente ligados a bons procedimentos de
administração.
Isso porque, conforme indicado, bons processos de gestão
dependem e se baseiam em processos e cuidados de administração bem resolvida. A
administração constitui um conceito e conjunto de acções fundamentais para o
bom funcionamento de organizações, por estabelecer as condições estruturais
básicas para o seu funcionamento. Daí ser incorporada pela gestão em seu
escopo, como gestão administrativa. (LUCK, 2007). A administração geralmente
está ligada a processos burocráticos e a gestão relaciona-se com uma
proximidade maior entre líderes e liderados, uma maior cooperação nas decisões
e resultados, porém administração e gestão devem caminhar juntas, complementando-as
mutuamente.
Gestão escolar
A gestão está presente em todas as empresas e instituições
públicas e particulares, sendo actualmente fundamental e necessária no sector
de educação. A gestão escolar engloba as incumbências que as unidades escolares
possuem, tais como: elaborar e executar a proposta pedagógica, administrar o
pessoal e os recursos materiais e financeiros. “A gestão escolar constitui uma
das áreas de actuação profissional na educação destinada a realizar o
panejamento, a organização, a liderança, a orientação, a mediação, a
coordenação, o monitoramento e a avaliação dos processos necessários à
efectividade das acções educacionais orientadas para a promoção da aprendizagem
e formação dos alunos”. (LUCK, 2009, p. 23)
No entanto, o processo de gestão nas instituições de ensino
precisa ser global, sendo de responsabilidade de toda comunidade escolar.
Participam deste processo o director de escola, o coordenador pedagógico, o
supervisor de ensino, os professores e todos os demais funcionários, além da
família que tem um papel importante e fundamental neste processo.
A gestão escolar tem que ser construída colectivamente, não
pode ser fragmentada e sim participativa e democrática. “A gestão democrática
implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma
dinâmica que favoreça os processos colectivos e participativos de decisão”.
(BRASIL, 2004, p .15). É importante que a comunidade participe da gestão
escolar através dos conselhos escolares, sendo que esta democratização da
escola traz benefícios tanto para a equipe como para a comunidade.
Objectivos da
gestão escolar
A gestão escolar tem como objectivo propiciar aos
estabelecimentos escolares uma administração eficiente, sendo fundamental no
processo de democratização da escola, englobando tanto os aspectos pedagógicos
como o aspecto burocrático.
De acordo com LUCK (2007),
“A gestão escolar evidencia-se na literatura a partir
dos anos 90, sendo reconhecida como base fundamental para a organização
significativa e estabelecimento dos processos educacionais e mobilização de
pessoas voltadas para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de ensino que
oferecem”.
A gestão educacional pode ser considerada um modelo de como
gerir o sistema escolar, modelo este que deve estar pautado na promoção humana,
ou 30 seja, deve visar todos os integrantes do sistema educacional, tais como
gestores, professores, alunos e comunidade, acontecendo dentro e fora da
escola. A gestão da educação acontece e se desenvolve em todos os âmbitos da escola,
inclusive e fundamentalmente, na sala de aula, onde se objectiva o projecto
político pedagógico não só como desenvolvimento do planejado, mas como fonte
privilegiada de novos subsídios para novas tomadas de decisões para o
estabelecimento de novas políticas. (CATANIetal, 2009, p.309).
É importante que a gestão educacional esteja pautada em
aspectos democráticos e participativos, sendo que esta construção colectiva de
objectivos resulta na democratização da escola e na sua consequente melhoria
enquanto local de formação de cidadãos conscientes de sua importância na
sociedade.
Funções da
gestão escolar
A gestão escolar engloba todas as actividades da
instituição. Ela é responsável, através de seu gestor, por garantir a
organização e desenvolvimento da gestão da escola, materializando planos e
projectos elaborados pela mesma. O artigo 12 da Lei 9.394/96 (BRASIL, 1996a)
destaca as principais incumbências da gestão escolar nas unidades de ensino com
a seguinte redacção: Os estabelecimentos de ensino, respeitada as normas comuns
e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
-
Elaborar e executar sua proposta pedagógica;
-
Administrar seu pessoal e seus recursos
materiais e financeiros;
-
Assegurar o cumprimento dos dias lectivos e
horas-aula estabelecidas;
-
Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de
cada docente;
-
Prover meios para a recuperação dos alunos de
menor rendimento;
-
Articular-se com as famílias e comunidade,
criando processos de integração da sociedade com a escola;
-
Informar os pais e responsáveis sobre a
frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta
pedagógica;
-
Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao
juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público
a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima cinquenta por
cento do percentual permitido em lei.
Para a realização de suas funções pode-se classificar a
gestão escolar em três áreas que funcionam de forma interligada: a) gestão de
Recursos Humanos: refere-se ao relacionamento com pais, alunos, comunidade,
professores e pessoal administrativo, que deve ocorrer de forma a garantir o
perfeito funcionamento da escola, contornando os problemas que surgirem e as
questões de relacionamento humano; b) gestão Administrativa: relaciona-se à
parte física e institucional.
A parte física é o prédio e os equipamentos/materiais que a
escola possui e a parte institucional são os direitos e deveres, as actividades
da secretaria e a legislação escolar; c) gestão Pedagógica: estabelece os
objectivos gerais e específicos para o ensino, definindo-os a partir do perfil
da comunidade e dos alunos, além de elaborar os conteúdos curriculares e
acompanhar e avaliar os alunos, os professores e a equipe gestora. As
atribuições da gestão pedagógica estão descritas no Regimento Escolar e no
Projecto Político Pedagógico da escola. De acordo com VIEIRA (2008), “o
panejamento, a elaboração e a execução de uma proposta pedagógica é a principal
das atribuições das unidades de ensino, devendo ela, assim, na sua gestão,
trilhar um caminho orientado por esta finalidade”.
O panejamento deve ser
colocado em prática através de acções sociais elaboradas colectivamente, sendo
que o processo educativo se torna mais eficaz quando todos percebem que fazem
parte do processo.
O gestor escolar precisa conhecer a comunidade em que sua
escola está inserida para que possa adaptar seu trabalho às necessidades de
todos que fazem parte da comunidade escolar. Dentre as características
fundamentais do gestor escolar pode-se destacar a capacidade de exercer uma
liderança democrática e a capacidade de delegar as tarefas à sua equipem. Ele
deve difundir na instituição valores como autonomia e responsabilidade.
Clima nas
organizações escolares
A partir da concepção de clima que mostra uma forma como o
ambiente organizacional é percebido e interpretado pelos empregados (TAMAYO,
1999), bem como as percepções divididas entre os membros da organização sobre o
ambiete, nota-se que o ambiente escolar possui condições dramáticas ou não,
capazes de gerar nos indivíduos envolvidos sentimentos referentes as suas
experiências no sistema escolar (MILICIC; ARON, 1999).
Assim, pode-se definir clima como o conjunto de crenças,
valores e atitudes que interagem entre os alunos, professores e administradores
para definir os parâmetros de comportamento aceitável e normas para a escola. Apesar
de a escola constituir-se como uma forma de organização ela apresenta
peculiaridades inerentes ao seu ambiente, permitindo criar um ambiente com
clima diferente dos outros tipos de organizações, principalmente as privadas.
Dessa
forma GRIFFITH (1999) afirma que: “O Clima da escola facilita as interacções
sociais e individuais, satisfazendo a identidade dos membros do grupo e
necessidades interpessoais, chamada expressiva ou emocional ela está dividida
em duas formas:”
· Ordem Social que refere-se a estrutura social
nas escolas,como os objectivos da escola, normas e valores, papéis definidos de
funcionários e alunos, clima social e a Acção Social relacionada às interacções
do dia-a-dia entre os alunos, funcionários da escola e os pais.
Diante do exposto, é possível entender que para existir um
ambiente com clima social positivo deve-se existir um ambiente físico adequado,
actividades variadas e de comunicação, diversão respeitoso entre professores,
alunos e colegas, bem como a capacidade de entender cada valor, iguais ou
diferentes (ARON, MILICIC, 1999). Esse clima será gerado a partir de uma
cultura fundamentada em um conjunto de pressupostos básicos reinventados, descobertos
e/ou desenvolvidos por um dado grupo, através do aprendizado e enfrentamento de
seus problemas de adaptação externa e integração interna (TAMAYO, 1999).
APRESENTACAO, ANALISE
E INTERPRETACAO DE DADOS
A primeira questão pretendia saber, em que circunstancias os professores
trabalhavam em equipe?
Para essa questão, os dois membros de direcção afirmaram que
os professores trabalham em equipe ou em pequenos grupos no período de dosificação
de aulas, no inicio do trimestre. Ora, o trabalho em equipe não pode ser
adoptado somente ao período de dosificação escola devia criar uma filosofia de
formar equipes de trabalho para todo o tipo de actividades nela realizada. Isso
ajudaria a criar um clima de trabalho e de colaboração saudável, para alem de
puder proporcionar resultados mais seguros e eficientes.
GRIFFITH (1999), afirma que, “O Clima da escola facilita as interacções sociais e individuais,
satisfazendo a identidade dos membros do grupo e necessidades interpessoais,
chamada expressiva ou emociona”.
As equipes de trabalho promovem boa interacção entre as
pessoas e consequentemente pode resultar no bom relacionamento entre as pessoas
envolvidas contribuindo para a criação de um bom clima de trabalho. Quanto a
coordenação de actividades no período de planificação trimestral (Questão 2) o primeiro membro de
direcção afirmou que quem coordena e o coordenador de ciclo, enquanto o outro
membro de direcção disse que a coordenação de actividades nesse período fica a
cargo do delegado de disciplina.
Quando consultados se os professores tem feito parte das
actividades de gestão da Escola, (Questão
3), os membros de direcção foram unânimes em afirmar que as actividades de
gestão da escola ficam a cargo da direcção da escola.
Esse posicionamento deixa parecer que os membros de direcção
não percebem que a gestão escolar é um processo partilhado, cuja gestão devia
ser feita com envolvimento de todos os intervenientes escolares, como é o caso
dos professores. Essa atitude poderia funcionar como fonte de motivação e inspiração
para com os professores e, consequentemente ajudaria a melhorar o seu
desempenho. Os membros de direcção acham que, seus Professores não têm
problemas que possam constituir alarme. Para eles, os professores estão todos
num bom caminho. Essa forma de pensar pode incubar diversos problemas uma vez
que inquietações nunca faltam, sobretudo num grupo de trabalho envolvendo
pessoas com diferentes particularidades individuais.
Os membros de direcção deviam regularmente conversar com
seus professores e funcionários de modo a se informarem sobre possíveis
inquietações no seio dos seus funcionários. Para os membros de direcção, os
professores apresentam bom desempenho, com excepção de um e outro que por vezes
falta ao trabalho por vários motivos. Mas temos tomado conhecimento. Na opinião
dos membros de direcção, para resolver ou ultrapassar problemas emergentes da
escola, normalmente a direcção ou o conselho da escola tem intervindo na
solução, ou negociação para sanar os problemas ocasionais.
No que diz respeito ao relacionamento entre professores e
membros de direcção, estes últimos são de opinião de que relacionamento e
saudável pois, não há problemas que podem ser considerados graves.
Entrevista com Professores
da Escola Primaria Completa de Teacane
Sobre o trabalho em equipe ou em pequenos grupos, 5
professores, (83,3%) dos professores afirmaram que eles trabalham em pequenos
grupos quando querem resolver um problema de trabalho e precisam de se apoiar
um do outro. 1 Professor, (16,7%), disse que nunca tem realizado trabalhos em
pequenos grupos.
Como se pode ver nas respostas dos Professores
entrevistados, a maioria desses Professores refere que o trabalho em pequenos
grupos tem acontecido nas situações em que há uma dificuldade a ser enfrentada
por parte de alguns deles e como forma de sanar a dificuldade organizam-se em
grupos para juntos discutirem a solução do problema. Esta atitude é da autoria
e criatividade dos Professores, e não da Direcção da escola.
A escola ou a direcção da escola devia ser a primeira a
promover acções de género, como forma de moldar nos professores um espírito de
equipe e consequentemente relacionamento interpessoal. Com base nas respostas
dos professores, pode-se notar que a escola não tem o Habito de promover
trabalhos em equipe. Qualquer um de nos pode coordenar os encontros.
Normalmente aquele que entende um pouco sobre o assunto que está sendo
discutido.
Quanto a maneira como os membros de direcção lidam com os
professores, (Questão 3) todos os professores entrevistados (100%), foram
unânimes em afirmar que os membros de direcção, não têm consideração para com
os professores. Pois, tem a tendência de trata-los como se fossem inferiores.
Por vezes usam termos não adequados para falar com uma pessoa adulta, o que tem
desmotivado os Professores. A resposta dada pelos Professores, pode significar
que o relacionamento interpessoal na escola em estudo, não e saudável, e isso
pode provocar insatisfação e afectar o desempenho dos funcionários, sobretudo
dos Professores.
De acordo com LUCK (2010, p. 65), “O clima
organizacional corresponde a um humor, estado de espírito colectivo, satisfação
de expressão variável segundo as circunstâncias e conjunturas do momento, em
vista do que seu carácter pode ser sobremodo temporário e eventual, dependendo
da resolução das condições que criam essas características daí a ser também
cognominado de atmosfera”.
A autora pensa que a insatisfação no Professor pode ter
impacto directo sobre o desempenho e isso poderá afectar igualmente a
aprendizagem dos alunos pois, um Professor insatisfeito dificilmente poderá
mostrar um bom desempenho no seu trabalho, nesse caso, em sala de aulas.
Os membros de direcção deviam procurar criar um ambiente
harmonioso na escola, respeitando os Professores os demais funcionários para
promover um clima de trabalho aceitável e consequentemente elevar a moral dos
seus colaboradores. Essa acção teria como resultado a motivação dos Professores
e funcionários e consequente promoção no seu desempenho.
No concernente a (questão 5), sobre o tratamento dado aos
Professores ou Funcionários com bom desempenho, 2, (33,3%), afirmaram que tem
havido premiados no final do ano lectivo ou mesmo no inicio de cada ano
lectivo. Outros 4, (66,7%) dos Professores, disseram que a direcção da escola
tem oferecido prémios mas, os prémios oferecidos na Escola têm sido por
afinidades, embora usem o argumento de melhor Professor ou funcionário.
Na opinião dos Professores, isso também afecta a moral dos
professores com bom desempenho, uma vez que eles se esforçam e não são
reconhecidos. Isso pode criar nesses últimos, um sentimento de frustração e
consequente desmotivação, afectando assim o seu desempenho. Com base na opinião
dos professores pode notar que a modalidade pela qual a direcção da escola
oferece prémios, pode criar descontentamento no seio dos Professores ou
funcionários, o que pode conturbar o clima escolar pois, o trabalho dos
Professores e determinante no desempenho da escola ou mesmo na aprendizagem dos
alunos.
Quanto a (questão 8), sobre se o Professor se sente
satisfeito com seu trabalho, 3, (50%) dos professores afirmaram que não. Não se
sentem satisfeitos, porque o relacionamento interno não tem sido bom. Outros 3,
(50%) dos Professores, disseram que não tem escolha e que por isso procuram forçar
uma satisfação alternativa. Como se pode ver, a metade dos professores se
sentem insatisfeitos e outra metade diz procurar criar uma satisfação quase
aparente com relação a seu ambiente de trabalho. A insatisfação quase
generalizada no seio da organização escolar, pode minar o clima organizacional
da escola e consequentemente perturbar o funcionamento da própria escola.
Os membros de direcção deviam procurar melhorar cada vez
mais o ambiente de comunicação a nível institucional como forma de se informar
e clarificar todos os aspectos da vida da escola e melhorar igualmente a forma
de lidar com seus subordinados.
Entrevista com pais
encarregados de educação.
Aos pais encarregados de educação, procuramos saber da
efectividade dos seus educandos na sala de aula? Como resposta a
primeira pergunta, 4, (66,7%) dos Pais/encarregados de educação, disseram não
ter muita certeza se de facto os Professores aparecem normalmente na escola
para leccionar suas aulas. Enquanto outros 2, (33,3%), afirmaram que sim, os professores
tem aparecido para leccionar suas aulas.
Para esta questão a maioria dos pais encarregados de
educação não sabem se de facto os professores aparecem as aulas ou não. Este
desconhecimento pode significar que os pais encarregados de educação não acompanham
o percurso estudantil de seus educandos, o que pode perturbar o clima
organizacional, uma vez que terminado o ano lectivo esses pais encarregados
poderão exigir a transição de seus educandos, mesmo desconhecendo o seu real
desempenho ao longo do ano lectivo.
A direcção da escola devia promover encontros com pais
encarregados de educação para sensibiliza-los a acompanhar continuamente a
escolaridade dos seus educandos, como forma de ajudar a escola na gestão da
aprendizagem dos alunos.
A terceira pergunta, procurava saber como o Pai encarregado de edução
avalia o trabalho da direcção da Escola onde seu educando estuda? Para
esta questão os pais encarregados de educação acreditam de que o trabalho da
escola e bom embora não sabem muito bem como a escola funciona. A incerteza dos
Pais encarregados de edução pode estar ligada com o facto da escola não ter o
habito de convidar os pais encarregados de educação para discutir situações
relacionadas com a vida da escola.
A questão 5, procurava saber o seguinte: Tem
sido convidado para participar na solução de problemas da escola onde seu
educando estuda? Para esta questão, todos 100%) dos Pais encarregados
de educação, foram unânimes em afirmar que nunca foram solicitados ou
convidados para o efeito, excepto as reuniões normais de abertura e de
divulgação de notas.
A direcção da escola devia regularmente convidar parte dos
Pais encarregados de educação para envolve-los na discussão e tomada de decisão
sobre determinados assuntos da escola. Essa atitude poderia funcionar como
promotor de um clima organizacional saudável, uma vez que os pais poderiam se
sentir inclusos na vida da escola e isso poderia motiva-los e anima-los. A
motivação dos pais encarregados de educação poderia impulsionar no clima
organizacional.
A pergunta 6 procurava saber o seguinte: Como avalia o
relacionamento entre Professores e alunos na escola onde seu educando estuda?
Para esta questão, 5 (83,3%) dos Pais encarregados de educação afirmaram que o
relacionamento é bom mas a aprendizagem tem sido fraca. Contudo não entendem os
reais motivos de tal fracasso. Outro pai/encarregado, disse não ter certeza
porque não sabe no concreto como tem sido a realidade dentro do recinto
escolar.
Tomando em consideração o depoimento da maioria dos Pais
encarregados de educação pode se perceber que os alunos enfrentam problemas de
aprendizagem, apesar de aparente bom relacionamento. Esse facto pode estar
relacionado com o desempenho dos professores em sala de aulas, o qual não
permite uma interacção que crie motivação nos alunos e consequente percepção
dos conteúdos trabalhados.
Conclusão
A pesquisa tinha como pergunta de partida: Até que ponto a
gestão da escola pode influenciar o clima organizacional? Como resposta
antecipada a pergunta de partida, foi colocada como hipótese: O modelo de
gestão escolar pode influenciar no clima organizacional. Esta hipótese foi confirmada pois, depois da
entrevista com Professores, Membros de direcção e Pais/encarregados de educação
a maioria foi unânime em afirmar que a maneira pela qual a escola e gerida pode
ser determinante na criação de um clima organizacional saudável que impulsione
o desempenho tanto dos professores como dos alunos.
O modelo de gestão escolar pode ser determinante na criação
de um clima organizacional que promova um bem-estar, tanto dos professores e
alunos, como dos membros de direcção e pais encarregados de edução.A direcção
da escola é responsável pela criação de um clima organizacional que promova
boas relações interpessoais na escola. A postura da direcção da escola pode ser
determinante na motivação dos professores e funcionários e isso pode promover o
comportamento e desempenho dos mesmos.
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