IMPORTÂNCIA DO USO DOS MEIOS DIDÁCTICO NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM
IMPORTÂNCIA DO USO DOS MEIOS DIDÁCTICO NO PROCESSO DE
ENSINO - APRENDIZAGEM, 1O CICLO DO ENSINO BÁSICO, CASO EPC 25 DE
JUNHO, CIDADE DE NAMPULA
Por: Maria de Lurdes Namuana[1]; Glória Conceição Damião Alfredo[2] e Ângelo Geremias
Resumo
Com os avanços do
processo de ensino aprendizagem, a sociedade vem procurando de como enviar os
seus educandos nas instituições de ensino para garantir e preservar a continuidade
no meio ambiente democrático no espaço onde se encontram. Perante este novo
desafio, a escola como instituição de socialização deve adequar as suas
estratégias e metodologias de ensino a este contexto. Procura se abordar alguns
conceitos relacionados com o Uso dos Meios
Didáctico e a sua importância no Processo de Ensino e Aprendizagem, sobre tudo
no 1o Ciclo do Ensino Básico. Nos últimos anos, constata-se
que na Escola Primária Completa 25 de Junho, os professores não tem iniciativa
na produção e uso dos meios didácticos locais, apenas limitam-se com os livros
dos alunos como material de concretização dos conteúdos das aulas
administradas. Esta situação tem-se verificado constantemente ao nível da
escola abrangendo quase todos os professores e prejudica de tal maneira a
compreensão dos conteúdos por parte dos educandos, visto que, os meios
didácticos constituem um elemento estimulador e concretizador dos saberes
administrados pelos professores, levando aproximar-se a teoria com a prática
nas aulas. O não uso dos meios didácticos por
parte dos professores nas aulas é mais notório no que evidentemente não tiveram
oportunidade na área psicopedagógica, desta feita, as mínimas condições
técnicas profissionais adquiridas para o efeito precisa duma sustentabilidade,
outros professores que tem formação psicopedagógica, através de excesso dos
conhecimentos teóricos lhes faltam de aplicar esses na prática. Os meios didácticos levam os alunos a observar e
prestar mais atenção e permiti-lhes distinguir melhor as coisas. Podem mostrar
a forma, a sequência de fenómenos, à posição, o tamanho, a estrutura, o
funcionamento de equipamentos, o movimento. Facilitam o reconhecimento de
semelhanças e diferenças de objectos.
Palavras-chave:
Alunos, Aprendizagem, Ensino, Importância, Meios Didático.
O presente trabalho com o tema Importância
do Uso dos Meios Didáctico no Processo de Ensino - Aprendizagem, 1o
Ciclo do Ensino Básico, Caso EPC 25 de Junho, Cidade de Nampula (2014-2015),
enquadra-se no âmbito do trabalho científico exigido pela Universidade
Pedagógica, Delegação de Nampula, para obtenção do grau de licenciatura em
Ensino Básico. Com este estudo, pretende-se dar a conhecer as causas que levam
os professores da EPC 25 de Junho não usarem os meios didácticos que
possibilitam a produção, construção, compreensão dos conteúdos estudados e
descrever o papel dos meios didácticos no desenvolvimento da acção educativa na
sistematização de aula e propor medidas de correcção que permitam a melhoria do
processo de ensino - aprendizagem.
Tabela 1: Cronograma de
variáveis e indicadores
|
|||
Hipóteses
|
Variáveis
|
Indicadores
|
|
1ª
Hipótese
|
A
falta de iniciativa na produção dos meios didácticos por parte dos
professores pode contribuir negativamente no processo de ensino-aprendizagem
dos alunos.
|
Variável independente
Falta
de iniciativa na produção dos meios didácticos por parte dos professores.
|
Preguiça
na produção dos meios didácticos;
Formação
psico-pedagógica;
Planificação
e vocação profissional.
|
Variável
dependente
Pode
contribuir negativamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
|
Aumento
de índice de reprovações na classe;
Dificuldade
na percepção dos conteúdos;
Baixo
rendimento pedagógico na classe.
|
||
2ª
Hipóteses
|
A
carência de meios didácticos pode influenciar à aprendizagem deficiente dos
alunos de maneira sistemática.
|
Variável
independente
A
carência de meios didácticos
|
Falta
de produção;
Ignorância
na utilização dos meio didácticos;
Falta
de exploração dos meios didácticos locais;
|
Variável dependente
Pode
influenciar na aprendizagem deficiente dos alunos de maneira sistemática.
|
Falta
de ligação da teoria e a pratica.
Falta
de mediação dos conteúdos;
Falta
de motivação dos alunos.
|
||
3ª
Hipóteses
|
O uso
dos meios didácticos na sala de aula pode condicionar a eficácia e eficiência
da aprendizagem dos alunos
|
Variável independente
Uso
dos meios didácticos na sala de aula
|
Economiza
o tempo;
Permite
a boa compreensão dos conteúdos transmitidos;
Cria
interesse no aluno.
|
Variável dependente
Pode
condicionar a eficácia e eficiência da aprendizagem dos alunos.
|
Retenção
da matéria em menos tempo;
Motivação
da aprendizagem;
Bom
rendimento pedagógico na classe.
|
||
Fonte: adaptado pelo autor/2015
|
A escolha do tema justifica-se pelo facto de
que durante o percurso académico e profissional verificou-se que existem situações
de ensino-aprendizagem que causam algumas limitações e dificuldades em usar sistematicamente
e adequadamente os meios didácticos no estudo de determinados conteúdos,
sobretudo no Ensino Básico. Estes surgem a fim de melhor compreender a importância
da utilização dos meios didácticos na melhoria da qualidade de ensino. Estas
limitações, muitas vezes dificultam o desenvolvimento, a compreensão e o
domínio dos conhecimentos e saberes ministrados durante as aulas de modo a
permitir que os alunos se apropriam e aplicam-nos quando forem solicitados.
OBJECTIVOS
Geral
Analisar o impacto
de uso dos meios didácticos no processo de ensino - aprendizagem.
Específicos
-
Identificar as
causas que levam os professores da EPC 25 de Junho a não usarem os meios
didácticos que possibilitam a produção, construção e compreensão dos conteúdos
estudados;
-
Descrever o papel
dos meios didácticos no desenvolvimento da acção educativa na sistematização de
aula;
-
Propor medidas de
correcção que permitam a melhoria do processo de ensino - aprendizagem.
QUADRO
TEÓRICO
Referencial teórico
Neste
quadro, foram recolhidos tanto da observação no que concerne a “ Importância do uso dos meios didácticos no Processo
de Ensino-Aprendizagem”, está relacionado com as novas concepções e teorias
fundamentadas pelas Ciências da Educação do Ensino Básico dos seguintes
autores: LIBÂNEO (1990), NERICI (1991),
KARLING (1991), PILETTI (2004), MONEREO (2007), FERREIRA (2007) e FERREIRA (2011).
Essas teorias e concepções são dialogadas e
sustentadas a uma nova postura do professor perante as novas tecnologias da
educação, cujo uso dos meios didácticos são fundamentais para dar sentido e significado
aos conhecimentos e saberes colocados à disposição dos alunos.
Conceitos
básicos
Alunos
Segundo NERICI
(1991:18), aluno é “quem aprende, aquele
para que existe a escola”. Para tal, aluno é um indivíduo que frequenta um
ensino num determinado estabelecimento comprovado e reconhecido com a
finalidade de receber uma educação sistematizada e uniformizada.
Aprendizagem
Segundo PILETTI
(2004:31), aprendizagem “é um processo de
aquisição e assimilação mais ao menos consciente, de novos padrões e novas
formas de perceber, ser, pensar e agir”. Para este autor, aprendizagem é a
mudança de comportamentos ou a formação de novos valores, disposição e formas
de pensar, que se exteriorizam apenas em algumas atitudes e acções práticas.
Ensino
Para MONEREO (2007:66),
ensino “é acção de comunicar determinado
conhecimento, habilidade ou experiencia a alguém, com a fim de que o aprenda
recorrendo a um conjunto de métodos e técnicas ou procedimentos adequados”. Neste
contexto, ensino é o processo de mediação de conhecimentos pelo professor e
aquisição dos mesmos pelo aluno que ocorre com as normas e em instituições
próprias.
Importância
Segundo o Novo
Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (2004), o termo importância
corresponde: “Valor, mérito, interesse ou
o essencial”. Neste
contexto, o termo importância dos meios didácticos no presente trabalho
significa o valor do material didáctico no processo de ensino e aprendizagem.
Meios Didáctico
LIBÂNEO (1990:173)
na sua obra explica que são designados “meios
didácticos são todos os materiais utilizados pelo professor e pelos alunos para
a organização e condução metódica do processo de ensino e aprendizagem”.
Este autor, designa
meios didácticos, todo material que auxilia na mediação de qualquer conteúdo na
sala de aula. Por exemplo: carteiras ou mesas, quadro de giz, projector de
slides ou filmes, toca-disco, manual do aluno, gravador e toca-fitas,
Flanelógrafo e outros. Esses meios didácticos, os professores precisam dominar
como auxiliares de ensino, conhecendo-os e aprendendo a utilizá-los.
A
finalidade de uso de meios didácticos
Para subsidiar a questão em causa, o
autor do trabalho releva-se aos ideais de NERICI, (1991:324), onde refere que o
uso dos meios didácticos tem por finalidade:
-
A aproximar o
aluno da realidade do que se quer ensinar, dando-lhe noção mais exacta dos
factos ou fenómenos estudados;
-
Motiva a aula,
por despertar atenção dos aprendendo; Economizar esforços para levar os alunos
à compreensão de factos e conceitos;
Com base nesses pensamentos de NERICE,
pode-se afirmar ainda que o aluno pode desenvolver a capacidade de aprendizagem
a partir de comportamento observável de outrem ou através de uso de meios mais próximos
do seu espaço e reduz o esforço e aumenta o estimulo na compreensão dos conteúdos
por parte do aprendendo.
Na mesma ordem de ideia NERICE sustenta
que o uso dos meios didácticos servem para:
-
Auxiliar a
fixação da aprendizagem pela impressão mais viva e sugestiva que o material
pode provocar;
-
Dar
oportunidade de manifestação de aptidões e desenvolvimento de habilidades
especificas com o manuseio ou construção de aparelhos por parte dos alunos.
Para tal, todo o meio didáctico tem o
fim de auxiliar o professor a mediar com facilidade os conteúdos didácticos na
sala de aula, provocando motivos de perceber com rapidez o aluno a matéria
exposta.
A
eficiência do uso de meios didácticos no ensino
Para a garantia do bom funcionamento,
seguiu-se a ideia de NERICI, (1991:325), onde confirma que, o uso de meios
didáctico, para ser realmente auxiliar eficiente do ensino deve:
-
Ser adequado ao assunto da aula;
-
Ser de fácil apreensão e manejo;
-
Estar em perfeito estado de funcionamento.
Nesta ordem de ideia, o material
didáctico deve adequar ao assunto a tratar na sala de aula e sempre usar em
tempo oportuno na aula segundo o ambiente e a faixa etária dos alunos.
NERICE, (1991:325), recomenda o uso dos
meios didácticos e sustenta que tal meio:
-
Não deve ficar todo ele exposto; aos poucos, pode tornar-se
indiferente;
-
Deve ser exposto, com mais evidência, o material
referente à unidade que esteja sendo estudada.
-
O material destinado a uma aula deve ficar a mão, a fim
de não haver perca de tempo em mandar buscá-lo ou, o que é pior, procurá-lo;
-
O material para uma aula deve ir sendo apresentado
oportunidade e não todo de uma vez, a fim de não desviar a atenção da classe;
-
Antes da sua utilização, deve ser revisto quanto às suas
possibilidades de uso e funcionamento.
Nerice opcit, ressalta que:
“O material
didáctico, até há pouco tempo, tinha finalidade mais ilustrativa, em que o
mesmo era mostrado ao aluno com objectivo de confirmar ou melhorar esclarecer o
que havia sido explicado. O material era só mostrado, uma vez que era, de modo
geral, intocável para o aluno. Eram comuns as visitas a laboratórios em que o
material estava pendurado pelas paredes ou trancado em armários.
E, ele confirma
que o material didáctico na escola actual, tem outra finalidade. Mais do que
ilustrar, tem por fim levar o aluno a trabalhar, a investigar, a descobrir e a
construir. Assim, assume aspecto funcional e dinâmico, propiciando oportunidade
de enriquecer a experiencia do aluno, aproximando-o da realidade oferecendo-lhe oportunidade de
actuação”.
De acordo com os pensamentos de PILETTI,
(2004:68), “os meios didácticos de ensino
são os componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação
para o aluno”.
Desta feita, os meios didácticos
compreendem todo e qualquer instrumento utilizado em um procedimento de ensino,
visando estimular e aproximar o aluno do processo de ensino-aprendizagem, é
todo material utilizado como auxílio no ensino aprendizagem do conteúdo
proposto para serem aplicados pelo professor aos seus alunos. A utilização dos
meios didácticos da comunidade contribui para diminuir a distância entre a
ilha, na qual está a escola, e aterra firme da vida.
Tal como defende NERICI, (1991:324),
“meio didáctico é, no ensino, ligação entre apalavra e a realidade. E, tem por
fim substituir a realidade, representando-a da melhor forma possível, de
maneira a facilitar a sua intuição por parte do aluno”.
Nesse contexto, o meio didáctico é uma
exigência daquilo que está sendo estudado por meio de palavra, a fim de
torná-lo concreto e intuitivo, e tem um papel destacado no ensino de todas as
disciplinas. Quadro negro, giz e apagador são elementos indispensáveis e
básicos em qualquer aula, principalmente nas salas de nossas escolas que
transcorrem, todas elas com um professor em frente de alunos. Nenhuma aula
deveria dispensar, também, o concurso de retratos, mapas, gravuras, gráficos,
livros, noticiário de jornal, revistas, aparelhos de projecção e gravadores.
Classificação
dos meios didácticos
Segundo NERICI (1991:325), o meios
didácticos classificam-se em:
-
Meios
didácticos permanentes de trabalho: quadro negro, apagador, giz, cadernos e
réguas;
-
Meios
didácticos informativos: mapas, livros, dicionários, enciclopédias, revistas e
jornais;
-
Meios
didácticos ilustrativo visuais ou audiovisual: desenhos,
cartazes e gravuras;
Para o autor acima, o meio didáctico na
escola tem por finalidade levar o aluno a trabalhar, a investigar, a descobrir
e a construir.
De acordo com a ideia de NERICI,
defende que assim sendo, o meio didáctico assume aspecto funcional e dinâmico,
propiciando oportunidade de enriquecer a experiencia do aluno, aproximando-o da
realidade e oferecendo-lhe espaço de actuação.
No meu ponto de vista, o material
didáctico enfatiza no aluno a rápida memorização e ligação entre teoria
prática.
Critérios
e princípios para a utilização dos meios didácticos
Para PILETTI (2004:154), “os meios
didácticos realmente colaboram no sentido de melhorar a aprendizagem, na sua
utilização devem ser observados alguns critérios e princípios”, tais como:
-
Na selecção dos meios didácticos deve-se ter em vista os
objectivos a serem alcançados e nunca se deve utilizar um meio didáctico de
ensino só porque está na moda.
-
Nunca se deve utilizar os meios didácticos que não seja
conhecido suficientemente de forma a empregá-lo correctamente, mas sim o meio
didáctico usado, deve ser do conhecimento do próprio aluno para a melhor
retenção dos conteúdos.
De acordo com os princípios acima
mencionados pode-se admitir que a eficácia dos meios didácticos dependerá da
interacção entre eles e os alunos, por isso, deve-se estimular nos alunos certos
comportamentos que aumentem a sua receptividade, tais como: a atenção, a
percepção, o interesse e a sua participação activa.
Nessa ordem de
ideia, PILETTE (2004:154) defende que:
-
A eficácia do uso dos meios didácticos depende também das
características dos próprios com relação às funções que podem exercer no
processo de aprendizagem. A função de um cartaz, por exemplo, é diferente da do
álbum seriado.
-
Na escolha dos meios didácticos deve-se levar em conta a
natureza da matéria ensinada por que algumas matérias exigem maior utilização
de meios didácticos audiovisuais que outras.
-
O tempo disponível é outro elemento importante que deve
ser considerado. A preparação e utilização dos meios didácticos exigem
determinado tempo e, muitas vezes, o professor não dispõe desse tempo. Então
devera buscar outras alternativas, tais como: utilizar meios que exigem menos
tempo, solicitar a ajuda dos alunos para preparar os meios didácticos,
solicitar a ajuda de outros profissionais.
Neste contexto, de
todos os meios didácticos de ensino, valoriza-se mais os meios audiovisuais
porque são aqueles que estimulam a visão e/ou audição. Esses recursos colaboram
para aproximar a aprendizagem de situação real da vida.
Função
dos meios didácticos
KARLING citado por
FERREIRA (2007:27), defende que “os meios
didácticos ajudam enormemente a comunicação, a compreensão e a estruturação da
aprendizagem cognitiva e eles têm função importante no incentivo e no alcance
de objectos afectivos”, ou seja, os meios didácticos:
- Fazem com que o
aluno goste de estudar, uma disciplina ou um assunto;
- Quando o professor
utiliza um cartaz para explicar algum conteúdo a compreensão é maior;
- Desperta interesse
por parte do aluno e assim há mais incentivo e a aula torna mais dinâmica;
Como bem se sabe
com o uso de material didáctico adequado fica mais fácil de compreender
determinado assunto em estudo, para tal é necessário apostar no uso desses
meios para o sucesso da aprendizagem do quotidiano.
Os
meios didácticos como suporte do processo de ensino-aprendizagem
Segundo CHAMORRO,
ALVES e MORAIS citado por FERREIRA (2011:8), na sua obra defende que “os meios didácticos são os meios que o
professor utiliza para ensinar dentro e fora da sala de aula, ou seja, como
apoio à sua leccionação”.
Na visão dos mesmos
autores, “os meios didácticos devem ser
criados, produzidos, adaptados e aplicados durante a acção educativa e para o
desenvolvimento do processo cognitivo”. Neste sentido, pode-se constatar
que os meios didácticos constituem todas as formas de apresentação dos diversos
conteúdos de diferentes áreas disciplinares. Assim, os meios didácticos são
esquemas, instrumentos e mecanismos, sendo, essencialmente, traduzidos pela
atitude que o professor mostra perante os alunos no seu acto de ensinar.
REYS, MATOS e
SERRAZINA citado por FERREIRA, (2011:8), refere que
“Os meios didácticos são objectos ou coisas que o aluno é
capaz de sentir, tocar, manipular e movimentar. Podem ser objectos reais que
têm aplicação no dia-a-dia ou podem ser objectos que são usados para
representar uma ideia”. Neste sentido, os meios didácticos “constituem um
material precioso e um suplemento necessário para atingir os objectivos de
aprendizagem”.
Para FERREIRA
(2011:8), “os meios didácticos são
criados e adaptados pelo professor à medida que sente necessidade da sua
utilização na sala de aula dependendo do conteúdo a abordar”.
Neste contexto, a
utilização dos meios didácticos no processo de ensino-aprendizagem apresentam
diversas funções, mas a mais importante é a de criar uma orientação no sentido
de facilitar a aquisição do conhecimento na parte do educando.
Meios
didácticos no processo de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico
O uso de meios
didácticos é fulcral neste nível de ensino. Como defendem os próprios programas
“na aprendizagem da Matemática, como em qualquer outra área de saber, as
crianças estão enormemente dependentes do ambiente e dos materiais à sua
disposição. Neles, a criança deverá encontrar resposta à sua necessidade de
exploração, experimentação e manipulação” (MINED, PONTE & SERRAZINA citado
por FERREIRA 2011:8),
Com base no
pensamento dos autores citados a cima, durante este nível de ensino as crianças
vão-se deparando com diversos conceitos e conhecimentos que lhe poderão parecer
entes abstractos, no entanto podem encontrar ilustrações, representações e
modelos em diversos tipos de suportes físicos que os ajudem a construir o
conhecimento; se a manipulação dos recursos pelos alunos for bem orientada pelo
professor, pode facilitar a construção de certos conceitos.
Os mesmos autores
referem que o professor pode tirar proveito dos meios didácticos partindo de
uma grande variedade de objectos e materiais. A primeira grande regra de ouro é
que estes sejam de facto usados pelo aluno. A segunda regra de ouro é que o
aluno saiba realmente qual a tarefa para a qual é suporte usar o material.
O autor do trabalho
compreendeu que os alunos do 1º ciclo, tratando os das classes inicial que vem
nas casas com as experiencias de manipulação dos objectos diversos, o professor
deve ser colaborador com os seus educandos para que eles tenham iniciativa de
produzir os que fazem parte da sua realidade, assim a aula será participativa e
criativa.
Importância
do uso de meios didácticos
KARLING apud
FERREIRA (2007:26), defende que:
Os meios didácticos levam os alunos a observar e prestar
mais atenção e permiti-lhes distinguir melhor as coisas. Podem mostrar a forma,
a sequência de fenómenos, à posição, o tamanho, a estrutura, o funcionamento de
equipamentos, o movimento. Facilitam o reconhecimento de semelhanças e
diferenças de objectos.
De acordo com ROLDAO apud
FERREIRA, 2011:17). “O uso de meios
didácticos no processo de ensino-aprendizagem é importante, porque o professor
utiliza-os sem descurar do seu papel de investigador e motivador”.
No contexto do Ferreira acima, o autor do trabalho compreendeu a importância do
uso de meios didácticos instrumento que orienta o professor no economizo do
tempo e a rapidez a ligação teoria e a pratica, para o educando interesse na
contribuição quando é dirigido as questões.
Vantagem
do uso dos meios didácticos
Para PILETTI (2004:152-154), os meios didácticos têm as seguintes vantagens:
-
Trazem o valor
da vida real à aprendizagem que se realiza na escola;
-
Reduzem o nível
de abstracção;
-
Indicam o
trabalho funcional da escola;
-
Abrem dupla via
de comunicação entre a escola e a comunidade;
-
Ajuda o aluno a
avaliar o que o mundo espera dele;
-
Constituem ricas
fontes de motivação;
-
Motiva e
desperta o interesse dos alunos;
-
Favorece o
desenvolvimento da capacidade de observação;
-
Aproxima o
aluno da realidade;
-
Visualiza ou
concretiza os conteúdos da aprendizagem;
-
Oferece informações e dados;
-
Permite a
fixação da aprendizagem;
-
Ilustra noções mais abstractas;
Desvantagem
-
Mal usado é de
fácil desperdiçar no conteúdo;
Cria descontente
para os alunos que sabem do assunto;
Karling (1991:254),
explica que “não podemos esquecer que, por melhores que sejam os recursos, se o
professor não as utilizar com habilidade e criatividade, pouco valor terão.
Para saber utilizar é preciso muita imaginação, criatividade e treino”.
Nessa óptica,
embora os livros sejam tão importantes não devem constituir planos de aulas ou
ser usados de forma abusiva e exagerada mas sim constituir como material de
consulta.
BREGAT citado por FERREIRA (2011:17), uma aula só é considerada activa
quando for realizada por todos e dirigida pelo professor em linhas gerais de
funcionamento, sempre suscitável de alteração em qualquer momento, dialogada e
aceite por todos os alunos, objectivo deste estudo centra-se na utilização de
diversos meios didácticos, uns originais e outros adaptados pelos atores do
estudo.
Das obras lidas dos
vários autores sobre o tema em estudo, constatou-se que embora os fundamentos
de cada sábio divergem com o outro mas no fundo convergem no único ponto de que
os meios didácticos motivam os alunos ao despertar o interesse em aprender mais
facilmente no momento em que ilustra as noções abstractas ligando-se com a
realidade.
APRESENTAÇÃO,
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
Os dados apresentados neste capítulo provem da opinião dos inqueridos e
foram organizados obedecendo a seguinte ordem: descrição das aulas observadas, apresentação
dos dados colectados no campo da pesquisa através do questionário dirigido aos
professores e depois fez-se a análise e interpretação dos dados pelos quais
permitiram compreender o que realmente acontece na prática comparativamente o
que é tido teoricamente.
A amostra do estudo
foi feita de forma aleatória, e constituída por 11 docentes, correspondente à 100%
do universo dos professores que compõe o 1º ciclo da escola.
Apresentação dos dados
Nesta parte, se apresenta
de forma clara as características dos inqueridos e as respectivas respostas
acompanhadas com a percentagem dos respondentes.
Caracterização
das docentes inquiridas
Dos 11, inquiridos
que fazem parte da amostra, 10 é devolveram as questões e todos são do sexo
feminino, observa a tabela a seguir:
Tabela 2 – Distribuição dos sujeitos por sexo que leccionam no 1º
ciclo
Sexo
|
Frequência
|
Percentagem
|
Feminino
|
10
|
90.9%
|
Total
|
10
|
90.9%
|
Distribuição
das inqueridas em função de idade
Relativamente a faixa etária, dividiu-se as idades dos professores em 3 escalões. Verifica-se que predomina a faixa dos 31 a 35
(2), que responde a 20%, de 36 a 40 (7), que confirma a 70% e mais de 40 anos (1), com um todo de 10%, de acordo como a tabela
abaixo.
Tabela 3 – Distribuição dos inqueridos em função da idade no 1º
ciclo
Faixa
etária
|
Número
de professoras inqueridas
|
Percentagem
|
31 a 35
|
2
|
20%
|
36 a 40
|
7
|
70%
|
Mais de 40
|
1
|
10%
|
Total
|
10
|
100%
|
Fonte: adaptado pelo autor /2015
Durante o estudo,
verificou-se que muitos professores questionados foram da faixa etária de 36 a
40 anos de idade.
Habilitações
literárias das professoras inqueridas
No que concerne a
habilitações profissionais notou-se
que maioritariamente das professoras inquiridas possuem formação pelo Instituto
de Magistério Primário (IMAP).
Tabela 4 – Habilitações dos professores inqueridos
No
|
Habilitações
literárias
|
Quantidades
|
Percentagem
|
01
|
Instituto de Formação de Professor (IFP)
|
1
|
10%
|
02
|
Instituto de Magistério Primário (IMAP)
|
6
|
60%
|
03
|
Ajuda de Desenvolvimento do Povo para Povo (ADPP)
|
_
|
--
|
04
|
Ensino Superior
|
1
|
10%
|
05
|
Outras formações
|
2
|
20%
|
Total
|
10
|
100%
|
Fonte: Adaptado pelo autor /2015
Quanto o nível de
formação profissional, maior numero das educadoras inqueridas foi do nível
médio formado no Instituto de Magistério Primário (IMAP).
Tempo
de experiencia profissional das inqueridas
A questão sobre
anos de serviço como professora, das 10 inquiridas responderam que:
-
Quatro (4) estão na
carreira docente há 12 a 15 anos e constitui a maioria ao nível do 1º ciclo do
EP1;
-
Três (3) estão na carreira docente há 16 a 17
anos e ao igual número de professores tem 9 a10 anos de serviço.
Tabela 5 – Distribuição dos sujeitos pelo tempo de leccionação
Tempo de leccionação
|
Número de professores
|
Percentagem
|
De 9 a 10 anos
|
3
|
30%
|
De 12 a 15 anos
|
4
|
40%
|
De 16 a 17 anos
|
3
|
30%
|
Total
|
10
|
100%
|
Fonte: adaptado pelo autor/2015
|
Nota-se que o maior
número das professoras do 1º ciclo inqueridas nesta pesquisa foi de 12 a 15
anos de serviço
Descrição
dos dados colectados nas aulas observadas
O processo de assistência das aulas envolveu 7 professores equivalentes 64%
dos docentes do 1º ciclo existente na quela instituição de ensino. Portanto, no
decorrer do estudo foram observadas 7 aulas, assim subdivididas: três aulas de
Língua Portuguesa, duas de Matemática, uma de Educação Musical e uma de Ofício.
Os objectivos de
assistência das aulas foram de: observar os professores da EPC 25 de Junho se
usam os meios didácticos que possibilitam a construção e compreensão dos
conteúdos estudados nas aulas; verificar o papel dos meios didácticos no
desenvolvimento da acção educativa na sistematização de aula; Propor medidas de
correcção que permita o uso indispensável dos meios didácticos na aula convista
a melhoria do desempenho do aluno e do professor. Por isso, utilizou-se como instrumento uma grelha de
observação (apêndices 2) que contém os principais aspectos que foram observados
na sala de aula.
Aulas de disciplina de língua portuguesa
A primeira aula assistida,
foi da disciplina de português, na 1ª classe, com o tema, “introdução da leitura e escrita da letra “D”, a professora no
começo da sua aula, demonstrava algumas dificuldades aos alunos de como
perceber o que se precisava de ensinar, tudo por não ter os meios didácticos
que poderiam facilitar as crianças de memorizar assuntos em estudo. Ela limitou
se na oralidade e usou como meio didáctico o próprio manual do aluno para a
demonstração dos factos da aula. Neste contexto, tratando dos alunos das
classes iniciais, usaria os meios didácticos locais que estão em alcance dos
alunos para melhor a compreensão da matéria em estudo.
Na fase de domínio
e assimilação, outras crianças apresentavam dificuldades de como relacionar e
pronunciar a letra “D”escrita no quadro e as que se encontrava no livro.
A Segunda aula
observada foi na 2ª classe, disciplina de português e teve como o tema “Os espaços
da escola e sua utilidade”. A professora, deu boa aula apesar de utilizar
único meio didáctico que era o manual do aluno, a aula seria mais dinâmica se
ela levasse os alunos para fora da sala de aula amostrando os alunos os lugares
da escola e a importância de cada lugar, ou para não perturbar o ambiente,
mandava levantar as crianças para observar os lugares mais importante da escola
com a indicação da professora, duma outra forma auscultava aos alunos dos
lugares que sabem e a sua utilidade. Mesmo com isso, através das experiencias
das próprias crianças, no domínio e consolidação, conseguiam mencionar os
espaços da escola e sua utilidade.
No
final da aula, a professora fez resumo dos aspectos mais importante mencionados
ou tratado no tema em estudo, e os alunos aproveitavam a memorizar as partes
importantes e que lhes interessava da aula explanada. Terceira aula foi de português, na 2ª classe,
com o tema Atores da escola. Ela
iniciou a aula orientando os alunos para abrir o livro na página 28, e
seguidamente colocou algumas questões depois pediu os alunos para responderem
segundo a imagem do texto. A aula foi monótona por insuficiência dos meios
didácticos usados.
Aula de Educação Musical
A aula de Educação
Musical na 1ª classe, iniciava com a dramatização e tinha como o tema Timbres corporais (estalos, palmas, bater de
pés, bater nas pernas), a professora não teria preparada a aula nem meios
didácticos pelo que dificultou lhe concretizar o conteúdo temático. Como
consequência, colocou os alunos a entoar qualquer canção durante os 45 minutos
da aula.
Aula de Oficio
A aula de Oficio, na 2ª classe, teve como tema, as Técnicas de Modelagem, no início da
aula, a professora perguntou os alunos se já traziam as vassouras de casa e
passarem a entregar, e ao mesmo tempo passaram a ser avaliados. Muitos alunos
entregaram vassouras de fabrico convencional e as compradas no mercado local. Aquela
aula seria participativa e produtiva para os alunos se houvessem os meios
didácticos de casa para a feitura das vassouras na sala de aula.
Aulas de Matemática
O ponto seguinte, foi
feita a observação de aulas da disciplina de Matemática, mas, desta feita, na
turma da 1ª classe. O tema da aula foi: a Introdução do número natural 6, onde
o seu início a professora orientou os alunos contar e recontar os números de 1
ate 5 assim como de 5 para 1. Os meios didácticos utilizados foi o quadro negro
e manual do aluno. A professora teve a utilização adequada dos meios que diz
respeito ao procedimento de introdução dos algarismos em destaque.
Mas mesmo
com os meios utilizados serem os próprios manuais dos alunos, fracassou por não
utilizar os pauzinhos ou outros meios didácticos que seriam estimulantes
eficazes na compreensão da aula em estudo. Da mesma forma considerou-se que ela
teve uma boa postura durante toda a aula.
Ainda mais, na
disciplina de Matemática 2ª classe, com o tema Contagem de números de 10 em 10 e de 20 em20 no limite 100. Nesta
aula, ela enfrentou dificuldade de como integrar os alunos no mundo das
contagens de 10 em 10 assim como de 20 em 20. As dificuldades constatadas deveu
se por falta de preparação dos meios didácticos que facilitariam aos alunos
assimilação dos conteúdos.
Apresentação
dos dados do questionário dirigido aos professores
O questionário dirigido aos professores envolveu 11 docentes do 1º ciclo do
ensino básico da Escola Primária Completa 25 de Junho cidade de Nampula dos
quais todos eram do sexo feminino. Este
processo, decorreu algures do recinto escolar e durou três dias, dos quais no
primeiro dia foi de distribuição de questionário as professoras em colaboração
com os membros da direcção da escola, no segundo de preenchimento e no terceiro
dia da recolha dos questionários preenchidos. Salienta-se que dos 11 distribuídos
apenas o pesquisador conseguiu recolher de 10 professoras inqueridas por motivo
que não se achou necessário apresentar neste trabalho.
Respostas do questionário dirigido aos professores
A pergunta número um do questionário foi “Quais são os
meios didácticos que mais usa na sua (s) disciplina (s) que lecciona (s)?”
De acordo com as
informações recolhidas, o quadro preto e o manual do aluno são os meios
didácticos mais utilizados pelos professores da quela escola pois, das
inquiridas responderam que utilizam mais este meios, justificando ser de fácil
utilização e indispensável para a aula. Da mesma forma utilizam com mais
frequência os programas de ensino e os manuais dos alunos da propriedade do
Ministério da Educação sem deixar de lado o quadro de giz e o apagador. Quando interrogada sobre à não utilização de
outros meios foi unânimes, todos profissionais inqueridas ao responderem que
por estarem a viver na cidade é muito difícil adquirir os materiais de natureza
local suficiente para preparação dos meios didácticos necessários para suas
aulas por carecerem custos financeiros que muitas vezes a escola não dispõe no
momento preciso.
A partir dos planos
de aulas observados, notou-se que algumas
professoras não usam com mais frequência os meios didácticos. Isso confirma que
os docentes utilizam com pouca frequência os meios didácticos embora eles
reconhecem que são muito importantes, não só na preparação das aulas, como na
pesquisa de informações.
A pergunta número dois foi: “Qual o contributo
dos meios didácticos no processo de ensino - aprendizagem?”
Quanto ao
contributo da utilização dos meios didácticos no processo de
ensino-aprendizagem, a maioria das professoras, reconhecem o valor
indispensável dos meios didácticos no ensino e sustentaram que são muito
importantes no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os meios didácticos
permitem clarificar os conteúdos e facilitam a assimilação da matéria através
da aproximação da teoria com a realidade. Três (3) com uma percentagem de 30%,
responderam que desperta atenção dos alunos no ensino e cinco (5) que
corresponde 50%, frisaram que os meios didácticos ajudam a percepção da matéria
durante o processo da aula concretizando da imagem com a realidade da palavra
em estudo.
Uma (1), professora que corresponde a 10% respondeu
que a utilização dos meios didácticos facilita o ritmo de assimilação na parte
dos alunos, e na parte dos professores na explicação da matéria usando os meios
didácticos é tão eficaz porque as crianças conseguem ilustrar, nomear,
descrever desenvolvendo a sua oralidade e memorizando os factos ilustrados com
mais facilidade.
A pergunta número três foi: “Quais são as causas que levam os professores
da EPC 25 de Junho o não uso dos meios didácticos que possibilitam a construção
e compreensão dos conteúdos?”
Nesta
questão as professoras inqueridas responderam:
Sete (7) professoras
que correspondem 70% responderam que as causas que levam os professores não usarem
os meios didácticos nas suas aulas são: insuficiências dos meios didácticos existentes
ao nível da escola, falta de planificação das aulas, desleixo de alguns
professores em preparar ou produzir os meios didácticos segundo o tema de cada
aula e falta de lugar para sua conservação. E três (3) professoras equivalente
a 30% responderam que por muitos professores residirem no centro urbano lhes
dificultam de como conseguirem os materiais para fabricarem os meios didácticos
e a própria Direcção da Escola não se preocupa em comprar. Investigado sobre as
dificuldades demonstradas por algumas professoras responderam que havia um
grupo de professoras com poucos acessos aos cursos de aperfeiçoamento
profissional. Este assunto tem a origem a grande limitação de número de
professoras participante solicitado em cada seminário.
A
pergunta número quatro foi: “Que medidas de correcção que podem ser
implementadas na escola convista a incentivar o uso massivo dos meios
didácticos pelos professores?”
Na opinião das
professoras inqueridas foram unânimes ao mencionarem que as medidas de correcção
que a escola deve adaptar para a correcção do fenómeno acima citado são: conceber
um espaço específico para a conservação dos meios didácticos produzidos pelos alunos
nas aulas práticas das disciplinas de Oficio e Educação Visual; capacitar os
professores em matéria de produção e uso dos meios didácticos no processo de
ensino e aprendizagem; programar e adquirir os meios didácticos convencionais
através do fundo de Apoio Directo às Escolas e premiar os melhores professores
com iniciativa criadora e que usam correctamente e sistematicamente os meios
didácticos nas suas aulas.
Analise
e interpretação de dados
O não uso frequente dos meios didácticos que possa a gerar o fracasso do
rendimento pedagógico nos alunos do 1º ciclo da EPC 25 de Junho, durante a
pesquisa feita constatou se que:
Das sete aulas
assistidas, verificou-se que as professoras do 1º ciclo na Escola Primaria
Completa 25 de Junho, se limitam em usar livro do aluno quase em todas as
aulas, não se preocupam em produzir por iniciativa própria os meios didácticos
para as suas aulas. Contudo, na opinião de KARLING (1991:254), explica que “não
podemos esquecer que, por melhores que sejam os meios didácticos, se o
professor não os usar com habilidade e criatividade, pouco valor terão. Para
saber utilizar é preciso muita imaginação, criatividade e treino”. Nesta
óptica, embora os livros sejam tão importante, não devem constituir planos de
aulas ou ser usados de forma abusiva e exagerada mas sim constituir como
material de consulta. Quanto ao processo de planificação, de entre as aulas
assistidas, só conseguiu-se observar os planos das duas professoras, pois as
restantes docentes não apresentaram os respectivos planos de aulas em tempo
oportuno.
Durante a pesquisa
constatou-se que a forma de
conservação dos meios didácticos naquela instituição de ensino não é adequada
visto que estão dispersos nas diferentes salas de aula. Por outro lado, o
problema de não uso frequente dos meios didácticos que passa a gerar o fracasso
do rendimento pedagógico nos alunos do 1º ciclo da EPC 25 de Junho, durante o
trabalho feita constatou-se que: Das sete
aulas assistidas, concluiu-se que as
professoras do 1º ciclo, da Escola Primaria Completa 25 de Junho, usam com mais
frequência os livros dos alunos como plano das suas aulas e não se preocupam em
produzir por iniciativa própria os meios didácticos não fornecidos pelo
ministério da Educação mas que a natureza dos conteúdos exige para a sua aplicação
na aula planificada.
As professoras
justificaram como as causas que levam os docentes da EPC 25 de Junho não usarem
os meios didácticos nas suas aulas os seguintes aspectos: insuficiências dos
meios didácticos existentes ao nível da escola, falta de planificação das
aulas, desleixo de alguns professores em preparar ou produzir os meios
didácticos segundo o tema de cada aula e falta de lugar para sua conservação,
por muitos professores residirem no centro urbano lhes dificultam de como
conseguirem os materiais para fabricarem os meios didácticos e a própria
Direcção da Escola não se preocupa em comprar. Quanto ao contributo da
utilização dos meios didácticos no processo de ensino-aprendizagem, a
maioria das professoras, reconhecem o valor indispensável dos meios didácticos
no ensino e sustentaram que são muito importantes no processo de
ensino-aprendizagem, uma vez que os meios didácticos permitem clarificar os
conteúdos e facilitam a assimilação da matéria através da aproximação da teoria
com a realidade. Três (3) com uma percentagem de 30%, responderam que desperta
atenção dos alunos no ensino e cinco (5) que corresponde 50%, frisaram que os
meios didácticos ajudam a percepção da matéria durante o processo da aula
concretizando da imagem com a realidade da palavra em estudo.
Uma (1), professora que corresponde a 10%
respondeu que a utilização dos meios didácticos facilita o ritmo de assimilação
na parte dos alunos, e na parte dos professores na explicação da matéria usando
os meios didácticos é tão eficaz porque as crianças conseguem ilustrar, nomear,
descrever desenvolvendo a sua oralidade e memorizando os factos ilustrados com
mais facilidade. Para PILETTI (2004:152-154), relata que os “meios didácticos
têm as seguintes vantagens”:
-
Trazem o valor
da vida real à aprendizagem que se realiza na escola;
-
Reduzem o nível
de abstracção;
-
Indicam o
trabalho funcional da escola;
-
Abrem dupla via
de comunicação entre a escola e a comunidade;
-
Ajuda o aluno a
avaliar o que o mundo espera dele;
-
Constituem
ricas fontes de motivação;
-
Motiva e
desperta o interesse dos alunos;
-
Favorece o
desenvolvimento da capacidade de observação;
-
Aproxima o
aluno da realidade;
-
Visualiza ou
concretiza os conteúdos da aprendizagem;
-
Oferece informações e dados;
-
Permite a
fixação da aprendizagem;
-
Ilustra noções mais abstractas;
-
Desenvolve a experimentação
concreta”.
Na opinião das
professoras inqueridas foram unânimes ao mencionarem que as medidas de
correcção que a escola deve adaptar para a redução do fenómeno acima citado
são: conceber um espaço específico para a conservação dos meios didácticos
produzidos pelos alunos nas aulas práticas das disciplinas de Oficio e Educação
Visual; capacitar os professores em matéria de produção e uso dos meios
didácticos no processo de ensino e aprendizagem; programar e adquirir os meios
didácticos convencionais através do fundo de Apoio Directo às Escolas e premiar
os melhores professores com iniciativa criadora e que usam correctamente e
sistematicamente os meios didácticos nas suas aulas.
Segundo PILETTI (2004:154), “os meios
didácticos realmente colaboram no sentido de melhorar a aprendizagem, na sua
utilização devem ser observados alguns critérios e princípios”, tais como:
-
Na selecção dos
meios didácticos deve-se ter em vista os objectivos a serem alcançados e nunca
se deve utilizar um meio didáctico de ensino só porque está na moda.
-
Nunca se deve
utilizar os meios didácticos que não seja conhecido suficientemente de forma a
empregá-lo correctamente, mas sim o meio didáctico usado, deve ser do
conhecimento do próprio aluno para a melhor retenção dos conteúdos.
-
A eficácia do
uso dos meios didácticos depende também das características dos próprios com
relação às funções que podem exercer no processo de aprendizagem. A função de
um cartaz, por exemplo, é diferente da do álbum seriado.
-
Na escolha dos
meios didácticos deve-se levar em conta a natureza da matéria ensinada por que
algumas matérias exigem maior utilização de meios didácticos audiovisuais que
outras.
-
O tempo
disponível é outro elemento importante que deve ser considerado. A preparação e
utilização dos meios didácticos exigem determinado tempo e, muitas vezes, o
professor não dispõe desse tempo. Então devera buscar outras alternativas, tais
como: utilizar meios que exigem menos tempo, solicitar a ajuda dos alunos para
preparar os meios didácticos, solicitar a ajuda de outros profissionais.
De acordo com os princípios acima
mencionados pode-se admitir que a eficácia dos meios didácticos dependerá da
interacção entre eles e os alunos, por isso, deve-se estimular nos alunos
certos comportamentos que aumentem a sua receptividade, tais como: a atenção, a
percepção, o interesse e a sua participação activa.
Considerações finais
Depois do trabalho
realizado no campo de estudo, foi confrontado com as teorias de vários autores
os quais foram pioneiros na investigação do problema relacionado com a “Importância do Uso dos Meios Didáctico no
Processo de Ensino - Aprendizagem, 1o Ciclo do Ensino Básico, Caso
EPC 25 de Junho, Cidade de Nampula (2014-2015), tendo chegando as seguintes considerações finais:
Quanto ao
contributo da utilização dos meios didácticos no processo de
ensino-aprendizagem, a maioria das professoras, reconhecem o valor
indispensável dos meios didácticos no ensino e sustentaram que são muito
importantes no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os meios didácticos
permitem clarificar os conteúdos e facilitam a assimilação da matéria através
da aproximação da teoria com a realidade, desperta atenção dos alunos, os meios
didácticos ajudam a percepção da matéria durante o processo da aula.
Por outro lado, à
não utilização dos meios didácticos as profissionais inqueridas são de opinião
de que por estes estarem a viver na cidade tornam lhes difícil adquirir os
meios didácticos de natureza local suficiente para preparação dos meios
didácticos necessários para suas aulas por carecerem custos financeiros que
muitas vezes a escola não dispõe no momento preciso.
A partir dos planos
de aulas observados, notou-se que
algumas professoras não usam com mais frequência os meios didácticos. Isso
confirma que os docentes utilizam com pouca frequência os meios didácticos
embora eles reconhecem que são muito importantes, não só na preparação das
aulas, como na pesquisa de informações. Na óptica das inqueridas mencionaram
que as medidas para inverter o cenário são: conceber um espaço específico para
a conservação dos meios didácticos produzidos nas aulas práticas das
disciplinas de Oficio e Educação Visual; promoção de seminários para a capacitação
dos professores em matéria de produção e uso dos meios didácticos no processo
de ensino e aprendizagem; programar e adquirir os meios didácticos
convencionais através do fundo de Apoio Directo às Escolas e premiar os
melhores professores com iniciativa criadora e que usam correctamente e
sistematicamente os meios didácticos nas suas aulas.
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